Fastpack

Naming + Design de logo + Papelaria +Sinalização + Site

Desafio

Ir ao supermercado é uma atividade recorrente e, na maioria dos casos, cansativa para qualquer pessoa, especialmente para mães. A rotina acelerada e cheia de desafios das mulheres foi a inspiração para a criação de um aplicativo que ofereceria o serviço de drive-thru. A ideia é simples: as clientes escolheriam seus produtos pelo app e retirariam rapidamente no estacionamento da loja, com horário marcado, sem ao menos terem de descer do casso com seus filhos.

Nosso desafio foi dar nome a essa ideia, desenvolver sua “cara”, definir sua personalidade, sua voz para comunicação. Junto ao cliente deveríamos entender e também sugerir processos que pudessem melhorar a experiência do usuário tanto no app como na loja e depois no pós-venda.

Solução

Criamos o nome Fastpack pela junção das palavras em inglês fast, rápido, e pack, pacote, reforçando assim o maior desejo da marca: praticidade e velocidade para clientes apressados.

SÍMBOLO: Por ter sido criada para o contexto de supermercados, a escolha do símbolo de carrinho de compras ajuda na identificação do nicho de atuação da startup. Usamos a letra F, inicial da marca, para desenhar o logo.

TIPOGRAFIA: A fonte escolhida remete aos cartazes promocionais feitos à mão, muito comuns nos comércios varejistas. Inclinamos a tipografia a fim de mostras movimento e, principalmente, velocidade, reafirmando assim a ideia de agilidade proposta.

CORES: As cores da marca fortalecem a ideia de uma startup que entende a dinâmica do varejo e suas implicações. Os tons de vermelho escolhidos denotam força, vitalidade, força e urgência.

Adaptação

É comum no contexto das startups que o negócio seja “pivotado”, garantindo assim que os feedbacks dos clientes auxiliem no ajuste do produto e/ou do serviço. Com o Fastpack não foi diferente. Ele deixou de ser apenas drive-thru para atender uma demanda reprimida de delivery já na primeira loja aonde rodou como protótipo.

Não houve necessidade de ajustar o nome ou o logo, mas as peças de comunicação foram adaptadas a fim de comunicar essa novidade tão solicitada pelos usuário do aplicativo e, por consequência, do supermercado.

Veja outros projetos relacionados

Que tal dar start no seu projeto também?