Quando devo mudar o logo da minha marca?

A pergunta revela uma preocupação que o empreendedor já tem com sua marca, mas essa é uma questão legítima? Esse tipo de mudança de design realmente pode gerar impactos positivos no negócio? Como saber?

Chamamos de redesign a mudança da representação gráfica da marca, essa alteração pode ser parte de um processo de atualização da identidade visual, seja por um necessidade estética ou contextual, ou pelo reposicionamento da marca.

Assim que a pandemia gerada pela COVID explodiu, o distanciamento social foi estabelecido como estratégia para evitar a proliferação do vírus pelo contato entre as pessoas. O Mercado Livre fez uma nova versão do seu logo e o lançou. Não houveram mudanças na marca nem no negócio, apenas o símbolo foi alterado. O aperto de mão que representava tão bem o “negócio fechado”, deu lugar a dois cotovelos se tocando, mantendo assim o sentido de duas pessoas se cumprimentando para fechar um acordo. Esse é um bom exemplo de mudança estética/contextual, foi o que fizemos pela Secreet Food.

Assim como as pessoas, marcas também passam por fases na vida e essas fases podem exigir mudanças no produto ou serviço, na comunicação e até mesmo no próprio modelo de negócio. Uma marca que deseja assumir uma nova posição no mercado precisa considerar alguma mudanças radicais e uma delas é alterar sua identidade visual.

E o que faria uma marca assumir uma nova posição? São vários fatores, os mais comuns são abrangência de público alvo, mudança de nicho, administração de crise, fusões,  aquisições e diferenciação da concorrência.

Vez ou outra vemos um grande player alterando seu logo com parte de um plano de reposicionamento. Globo, Mastercard, Subway e Avon são casos que podemos citar.

Esses são exemplos de grande corporações, mas os donos de micro, pequeno e médio negócio também podem pensar em reposicionar sua marca? Claro! Esses empreendedores devem considerar alterações em todas as partes do seu projeto, visando a melhoria contínua a fim do sucesso. Entender o momento da marca e as suas necessidades e vital para qualquer negócio. Veja alguns exemplos de nossos clientes:

LocaPark

A administradora de estacionamentos Deck Park cresceu e passou a gerir mais pontos além do seu original no Deck Norte, no Lago Norte, em Brasília. A mudança de nome e de identidade visual deveriam representou um marco na empresa, que agora tinha mais cliente e passou a participar de mais processos de licitação para conquistas de novos parkings na Capital Federal. O “carrinho” da marca original foi preservado como legado da marca original, honrando assim o sonho dos seus fundadores. O símbolo criado, além de remeter ao “carrinho” original, também emula uma pessoa buscando vagas com um binóculo, pois as regiões onde a empresa atua tem muita concorrência de vagas públicas e o Local Park surgiu como opção para estacionamento fácil e seguro, por isso o uso do pin de localização. [ Veja o projeto completo aqui ]

Sinergia Treinamentos 

O “catavento” original da marca tinha muito significado para suas fundadoras, pois representava o movimento necessário e contínuo de transformação dos seus clientes. Usamos a letra S em movimento circular para honrar a memória do conceito da primeira marca e criamos um novo símbolo, que além de representar a união de elementos orgânicos, mostra movimento e força. [ Veja o projeto completo aqui ]

Vértice Contadores

Para comemorar seus 25 anos de fundação, propusemos à Vértice Contadores que aproveitasse o reposicionamento de marca que faríamos para também atualizar sua identidade visual. Com muitos clientes corporativos dos mais variados segmentos, o escritório também mudaria de lugar, indo para um novo endereço, como parte da celebração e também do reposicionamento da marca. Mantivemos o V da marca como símbolo principal do design, respeitando assim a memória da marca original. Acrescentamos um “check” verde, a fim de ilustrar tarefas concluídas com sucesso. Mudamos todas a tipografia do logo e também os tons de azul. Criamos toda a papelaria, muito moderna, um novo site e também um brinde para comemoração do nosso escritório e nova marca junto com os clientes. [ Veja o projeto completo aqui ]

Se precisa de ajuda para entender o momento da sua marca e se deve fazer um rebrand, fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp.