Talvez você esteja enganado sobre uma questão muito importante da sua empresa ou projeto e nós podemos te ajudar.
É muito comum ouvir no mercado empreendedores e empresários reduzindo toda a sua marca a um logo. Então você pode estar se perguntando, “mas o logo não é a marca da empresa?”. A resposta é não.
O logo é a representação gráfica da marca, é apenas um pedaço de um projeto maior de identidade. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) definiu muito bem quando disse que “marca é todo sinal distintivo (…) que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos”.
Assim como nós seres humano expressamos nossa identidade de formas variadas, uma marca se expressa por meio de todos os seus pontos de contato com o público: seu nome, logo, papelaria, campanha publicitária, peças de marketing digital etc.
Se tivermos de organizar os elementos de identidade de uma marca, teremos quatro deles:
- POSICIONAMENTO deve comunicar todas as promessas e a proposta de valor da marca, fazendo uso de todos os pontos de contato com o público geral. Posicionar a empresa transmitir a mesma mensagem de forma a fortalecer sua identidade diante o mercado.
- IDENTIDADE VERBAL são todas as expressões faladas e escritas da marca. Seu nome, vocabulário, linguagem, tom de voz, slogan etc. Uma boa definição de tom de voz, por exemplo, orienta como a marca fala em suas redes sociais, quais palavras mais usa, que tipo de humor tem. Assim como numa pessoa, a fala de uma marca a distingue das demais.
- IDENTIDADE VISUAL define o caráter da empresa ou produto pelo conjunto de elementos gráficos combinados. A ID visual é estabelecida a partir do desenho da marca, seus traços, suas formas e suas cores. Ela aparece em todas as peças gráficas, como papelaria por exemplo, na arquitetura e decoração de ambientes.
- EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS com a marca produzem conexões emocionais com o público. Usando audição, visão, olfato, tato e paladar, uma empresa pode produzir lembranças afetivo em seus consumidores. Já faz tempo que grandes marcas tem investido nesse tipo de abordagem sensorial.
Gostamos muito da definição de Delano Rodrigues do que é uma marca. Ele diz que “uma marca não é apenas uma representação visual, mas uma síntese de vivências e experiências memoráveis, despertadas quando se estabelece algum tipo de contato com uma empresa, organização, lugar pessoa ou produto”.
Aqui na Starto, quando dizemos que marca não é só design, estamos afirmando uma de nossas crenças mais importantes: um logo é importante, mas não é tudo. Você tem clareza sobre todos os aspectos necessários para a construção de autoridade da sua marca?
Se precisar de ajuda, pode contar com um de nossos especialistas. Só chamar no WhatsApp. : )